segunda-feira, 28 de maio de 2018

FAZENDO NOSSO PRÓPRIO CAPELO, CANUDO, BABADOR PARA FORMATURA- UMA BOA DICA.


  Dispositivo pessoal:
Figura 1: Canudo para diploma, Capelo, nos tons Azul para formatura em bacharelado em Artes Visuais e babador em renda.

         Como eu tinha minha beca e gosto sempre de ser autentica, não queria ter os acessórios de colação de grau alugados, assim, resolvi fazer meus acessórios de formatura,  uma boa dica para quem que está prestes a se formar e quer uma lembrança da formatura é fazer seu próprios acessórios, personalizados e de perpétuo objeto de alta estima já que a colação e única e inesquecível na vida de um serumano. Assim,  de recordação, vai algumas dica de como produzir e confeccionar eu próprio acessórios de formatura , como por exemplo capelo e canudo...
         Primeiro de tudo, separe o material para a produção de suas peças:tesoura,agulha, régua de madeira ou de plástico, cola de isopor ou silicone, tecido de cetim preto (40 cm) pra capelo, uma folha de papel parana dois quadrados nas dimensões 26 x 26 cm, uma retângulo de papel para o contorno da cabeça, nas dimensões 60 cm de comprimemento  por 11 cm  de largura e fita de cetim medindo 2 dedos de largura ou numero 3 com 3 cm de comprimento;  1/2 de torçal, fio azul, linha preta , reserve. Para o  Babador- uma base de tecido branco em meia parábola alinhavada, renda branca  medindo dois dedinhos ou número 3 (3 metros), linha branca; Canudo-  canudo de sobra de canudo  de cozinha do papel  laminado ou papel filme de embalar alimentos, 2 círculos da dimensão da base do canudo feito do papel patana; fita dourada número 1 ou 2; Papel carmúça ou papel carmim no tom de sua graduação a escolha, aqui temos azul ilustrando bacharelado em artes, veja foto abaixo:




 Dispositivo pessoal:
Figura,2 : Material para confecção de acessórios de formatura, tesoura, régua de madeira de improviso de modelargem em argilas, fita, papel carmúça, cetim preto, torçal azul , fita nº 3, detalhe de pedaço de canudo para tampa do canudo
           
    Confeccionando babador, passe a renda ida e volta do inicio da base do tecido em parábola branco, alinhavando ou costurando até chegar ao fim do babador, franzido em ondinhas, detalhe da peça:

 Dispositivo pessoal:


Figura, 3: Canudo, capelo, babador, acessórios de colação, para formatura em bacharelado em Artes Visuais.

       Capelo, com os dois quadrados de 26 cm x 26 cm unam-os e fure um furo ao meio dos dois quadrados, - reserve. Costure o tecido de cetim preto nas dimensões do quarado do papel parana deixando assim, sobra de 1 a 2 cm para passar a costura, costure um terço do cetim deixe uma parte do quadrado sem costura , vire o cetim do lado direito e insira os dois  quadrado do papel parana unidos na cetim em seguida, e já com o torçal preparado na extremidade da ponta com o desfiado do próprio torçal e amarrado com o fio , passe um pouquinho de cola no meio dos dois quadrados do papel paraná para fixar o torçal já o  incira no furo no centro do quadrado do quadrado insira o torçal entre os dois na medida da metade do quadrado com o quadrado já no tecido de cetim preto, alinhave a quarta parte com o quadrado já inserido. 
Para a faixa de 60 cm por 11 cm costure o tecido nas mesmas dimensões  deixando sobra de 1 a 2 centímetros para costura deixe uma borda de 11 cm sem costuras para inserir o retângulo por lá, vire do direito o tecido e insira o papel parana  nas dimensões citada no tecido, alinhave o final e mesa na sua cabeça, cole e aguarde secar.
           O canudo corte no tamanho de 5 cm e cole os dois círculos na base do maio canudo e do menor de 5 cm, para fazer a tampa, na extremidade do canudo maior oposta a base colada com o circulo cole uma faixa de papel  cartão na base da borda onde a tampa irá ser colocada, por dentro da base onde irá levar a tampa e aguarde a  seca.
Finalize o trabalho colando as peças do retângulo de 11 cm com o quadrado já revestidos com o cetim. Boa formatura de colação de grau...

 Dispositivo pessoal:

Figura, 4 : Capelo e canudo, nos tons lilas, para colação de grau  de  licenciatura plena  em  Artes Visuais




 Dispositivo pessoal:
Figura, 5: Mala de utensílios manual pessoal para costuras em  cadernos de artistas ou livros de artistas usados improvisado,  para confecção dos  acessórios de colação em Artes Visuais.


OBS: As cores da colação de cada curso variam ,por isso,  as cores do curso bacharelado em Artes Visuais pode ser azul ou Cinza grafite a escolha do formando para a colação. Desse modo, sendo a colação de licenciatura somente  na cor indicada lilas.

MODELO DE TEXTO PARA ORATÓRIA DE FORMATURA

 TEXTO ORATÓRIA TURMA DE ARTES VISUAIS  2013:
BELÉM, 2018 DE ABRIL DE  2018.

Boa noite a todos!!!
 
É com muita satisfação em que realizo a responsabilidade de representar  como oradora da turma de artes visuais  do 4° período de 2017.
Aos nossos companheiros, professores, organizadores colaboradores dos mais variados setores, também artistas com presentes com o curso de bacharelado, arteducadores  e ou proponetes / pesquisadores dos ambos lados, ao qual peço a para faze uma breve explanação e viajar na História da Arte e assim, deixar para a história os feitos de nossa  vida os feitos da profissão escolhida.
Desde os primórdios na pré história com as descobertas das pinturas nas cavernas, configurou- se o aparecimento e os registros humanos de setem visto nos livros de história. Legado deixado por nossos ancestrais. E é hoje, contemporaneamente em que a arte é expressa em livros, mídias e museus que se configurou atualmente a pintura.
Assim, também as artes expressa em diversos locais distribuídos pelo mundo e em diversos polos como: Europa- cavernas em Altamira na Espanha com essa artes rupestres; na Itália, especialmente em florença as artes remota ao Renascimento no século XV e XVI, lembrando na pintura o fascinante e único Leonardo D 'Vinci, que deixou -nos o legado das pinturas de "Mona Lisa" em perspectivas, localizada no museu do Louvre em Paris.
E aqui mesmo no Brasil, na pintura encontra -se riquíssima manifestação artística com feitos na exposição de Anita Malfaltti, Tarsila do Amaral e o grande poeta com a literatura, Manoel Bandeira em que exalta a nossa Amazônia nas seguintes visões do poema de 1970,
"[...], Terra da castanha, terra da borracha, terra de biriba, bacuri, e sapoti, terra da fala cheia de nome indígena, não sabe se é de fruta, pé de pau ou ave de plumagem bonita...[...]" . Lembremos na pintura nosso querido professor/ pesquisador, saudoso paraense, Theodoro Braga, com a obra " A fundação de Belém, 1909"  e entre outros naque deixaram pensamentos e ideias inovadoras, os quais ficaram para a História da Arte.
 Dessa forma Arte e Ciência fazem parte estreitamente da história da humanidade, com a máxima, Ler, exprimir, contextualizar e fruir apontadas no BNCC/ Arte e na proposta de Barbosa (2008) e,  com isso  
proporcionar compreensão, inquietação e curiosidade no pensamento em parceria co a interdisciplinariedade da Filosofia e Crítica de Arte sobre a arte.
E não esquecer de lembrar, Platão, pois o mesmo apontava para a importância 
a educação na formação do indivíduo a 2, 5 mil, anos, o filosofo tinha percebido que q educação era o caminho para civilizar o homem e moldar seu espírito, assim, iniciando o indivíduo ao aprendizado com as práticas da ginastica, Ciência exatas,  Artes e até chegar em treinamentos militar. Hoje, nós questionamos para que a Artes ?
Para Fische ( 1959), a necessidade da arte é para "[...], colocar o homem em estado de equilíbrio com o mundo que o rodei , eis uma ideia que contém o relacionamento parcial da natureza e da arte da sua necessidade". A inda ressalta, o pesquisador que o indivíduo, "[...], quer relacionar -se com algo mais que o "Eu", alguma coisa exterior a si mesmo, mas que lhe é essencial. O homem, deseja ardentemente absorver o mundo que o rodeia, toma- lo seu, anseia por prolongar graça a ciência e a tecnologia o seu "Eu" curioso e faminto de mundo até as mais remotas constelações e aos mais profundos segredos do átomo; anseia por unir na arte o "Eu" limitado a uma existência comunitária e por tomar social a sua individualidade.
Assim, é que também, relato a arte prática do profissional do curso de  Artes Visuais, e princialmente aos colegas colegas bachares e licenciados dessa área, argu

 

REFERÊNCIAS

FISCHER, Ernest. A Necessidade da Arte/ Editora Circulo do Livro. Rio de Janeiro, 1959.REVISTA. Dossiê Super: os trintas livros mais importantes da história. Editora Abril. – São Paulo, 2015.

PLATAFORMA PARÂMETROS  BNCC. BNCC/ Artes. p.105,2017.Acessado: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/.

BARBOSA, Ana Mae. Arte/ educação:leitura de sub Solos. Ana Mae Tavares Barbosa. (org.)- 8ed.- São Paulo: Cortez, 2011.

__________. Arte/educação Contemporânea  consonâncias internacionais / Ana Mae Barbosa (org.) - 3 ed.-São Paulo, 2010.


 
VÍDEOS E FOTOS DE ARQUIVO PESSOAL DA FORMADA:








FOTOS:



























































Um comentário:

  1. ford escape titanium 2021 - TI - TiGaming
    We have developed titanium dioxide sunscreen a babyliss nano titanium flat iron unique way to create the ultimate virtual experience. With titanium mens ring over 100 gaming products on our line, this silicone dab rig with titanium nail is titanium hair clipper a

    ResponderExcluir