PORTFÓLIO
FERNANDA DE ABREU
https://www.instagram.com/nanda_pink8/?hl=pt-br
[1 Autorretrato, suporte de folhas em papel vegetal A4, arte para serigrafia 2015]
Fernanda de Abreu
SOBRE A ARTISTA
Resumo:
Fernanda de Abreu, (Belém –
PA, 19881). Artista mosaicista, Artista plástica, arte/ educadora,
Mediadora cultural, autora, ilustradora, escritora, contadora de história,
performance, arte /amadora na fotografia. Inicia sua carreira em instituição
filantrópica com mosaicos para decoração de interiores de instituição
Superior em Belém e de capela da mesma, fez trabalhos plásticos
para a igreja decorações carnavalescas de ambiente e restauro
em gesso. Atuou em oficinas: instituições, como a oficina “Desenho e
Pintura” em 2013 e oficina (Oficina de Fantoches: Elaboração e construção a partir de
materiais recicláveis), 2015 na escola de samba
da Matinha, projeto
Arte na Escola- eixo temático: meio ambiente, se relaciona com obras voltadas
para a questão ambiental. É autora de livro conto
cultural em 2013, mas não publicado. Atuou como arte/educadora na
escola E. E. F. M Mário Barbosa (2014) e escolas E. E. F. Bento XV,
2015/2016 e ministrou na instituição particular, Centro
Educacional Criativo, 2018. Participou na organização dos eventos, Encontro
Interculturalidade e novas mídias: Desafios do ensino da Arte na
contemporaneidade, 2014 pelo projeto da Escola de Aplicação da UFPA e Ciclo de
palestras “Polivalência não é interdisciplinariedade” pelo Projeto Arte Na escola
. Expondo coletivamente: na exposição, Escultura e Educação Máscaras em 2014 na
UFPA resultados escultórios da disciplina, Fundamentos da Escultura, a mascara
“Matinta” e expôs coletivamente na Fundação Cultural do Pará- Oficinas
Curro Velho com Desenhos de Personagens da exposição coletiva de resultados da
Fundação Cultural do Para - Oficinas do Curro Velho no Ateliê de Artes da
UFPA em 2014. Expôs coletivamente na Galeria Cezar Leite (Arte contemporânea- Entre
projetos e Práticas- Artistas Viajantes), 2016 e oralizou esse mesmo
trabalho em pesquisa no ano de 2016 e publicou nos anais do VIII
Fórum Bienal de Pesquisa em Artes – Arte Como ? Política ou Função
Estética esse trabalho em 2018 pelo programa de pós Graduação da UFPA.
Ainda em 2017 expôs coletivamente no evento I mostra de Ciência e Tecnológica,
MOCCA da faculdade de Artes Visuais com a exposição, Arte e Resistência
Feminina- Cunhatã, 2017 no mesmo evento MOCCA, oralizou trabalho A criança o seu
desenho e o. Em 2014/ 2016 atuou como bolsista no projeto de Extensão PIBID
(Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) comunicado oralmente o
artigo intitulado, “O traço no passo do estudante”, no IV encontro do PIBID e
oralizou o trabalho, “Fundação Curro Velho” no II encontro de Patrimônio e
sociedade de pesquisa Patrimônio e pesquisa- Educação e Sociobiodiversidade,
Ensino e Pesquisa, 2018 e no mesmo ano apresentou trabalho de pesquisa em
comunicação no GT 3 Patrimônio Cultura e arquitetura no
III encontro de patrimônio e sociedade na UNAMA, 2018. Também, oralizou
na UNAMA, o trabalho, “Arte Pública- Patrimônio Cultural e Pertencimento
(Sistemas de Arte). Participou nos editais do CCBU, 2014, 2015, 2016, 2017
e 2018, Primeiros passos, e editais Diário Contemporâneo de Fotografia 2016,
2017/ 2018 e Experimentação Artística da Fundação Cultural do Pará. É
convidada para as exposições: IX Prêmio Diário Contemporâneo de
Fotografia e “Geografia do Espelho, 2018 exposição do Banco da Amazônia”.do
edital FCP, no prêmio Experimentação Artística 2017/ 018, classificada, mas não
premiada, Participou da oficina, “Fora do Luga”, e na exposição
coletiva de rua pela oficina, “Fora do Luga”, divulgada em matéria no
jornal Diário, em 2017, ofertada pelo Prêmio Diário Contemporâneo de
Fotografia. Trabalhou como mediadora educativa no Museu do Estado do Pará em
2018, e participou de formação educadores e de Mediadora
Cultural do Arte Pará 2018. Formou-se no curso técnico de Comunicação em 2010,
pela Ong Missão Friuli e Técnico em mosaico, 2017. Atualmente se
dedica na pesquisa de obras em mosaico para a instituição de ensino
superior e desenvolve atividades relacionadas às Artes Visuais. Assim,
desenvolve pesquisas na área do mosaico com finalidade de montagem e de
organização da I exposição de trabalhos no mosaico que será realizado na
Instituição Faculdade Católica de Belém. Assim, dentem -se em
organização a exposição de trabalhos da equipe no mosaico será
intitulada :“Primeiros Passos no Mosaico”, organizando para janeiro
em 2019 ainda sem dia definido.
MOSAICOS
OBRA:
As obras musívas serão apresentados na exposição intitulada: Primeiros Passos na Experimentação no Mosaico” sem data definida em 2019 em instituição de ensino superior.
As obras musívas serão apresentados na exposição intitulada: Primeiros Passos na Experimentação no Mosaico” sem data definida em 2019 em instituição de ensino superior.
O
processo de fabricação artesanal com paciência e dedicação do mosaico deixaram
um grande legado em vários locais da Europa, África e parte na Ásia. A arte milenar
do mosaico se
define por sua grande resistência e durabilidade, sendo construído através de
um processo demorado e delicado. Ele agrega basicamente nas técnicas: Invertida
e direta. Com estilos de mosaicos
Românicos, mistos e contemporâneos. É a prática de uma técnica manual, legada
pelos romanos, que nos foi apresentada
na Amazônia e a experimentação na
oficina, com aulas teórico e
prática, dessa arte milenar, cujos
resultados que são apresenta, nos trabalhos nessa exposição realizados na Faculdade
Católica pelos aprendizes da experimentação no curso de mosaico. E assim, a
exposição, trás- nos uma reflexão do téke (fazer) e da paciência em contra
ponto à rapidez em realizar as obras. Dessa forma, mostram-se uma simplicidade
da fabricação manual, do saber e da perfeição nas obras apresentadas nesta
primeira exposição, “Primeiros passos no mosaico”.
Com
mosaicos que fiz em replicas religiosas, de mitos antigos do mundo romano, e um exclusivo mosaico com desing de criação própria e inédita, que
observei no processo de pesca aqui na Amazônia observei e criei um mosaico inédito homenagem
dos nativos do Brasil pescavam,
realizadas, nas práxis da arte da pesca
legadas dos povos nativos. Assim foi possível criar com base a uma desenho do peixe nativo dos rios da Amazônia –
“Tucunaré”. Ainda foi feito uma replica
da ilustração em mosaico contemporâneo, obra” Primavera” e uma representação, em micromosaico, obra “Fenix”.
DADOS
TÉCNICOS:
Obras em mosaicos: “Tucunaré 2017“, obra, “Primavera, 2017” e obra “Fênix, 2018 Obra “Faixa" em mármore, 2017, ”Obra mosaico, "Escudo Futebolístico", 2018. ”; Obra mosaico contemporâneo, "Escudo Futebolístico", 2018, obra, “Tucunaré”, dimensões 33 x 21 cm, 2017 cm, técnica investida e estética mista do material usado (mármore, partilhas e cerâmica) representando um peixe nativo da Amazônia. , valorizar a nossa região Amazônica; Na segunda mosaico replica contemporâneo, obra, “Primavera”, 41 x 41 cm, 2017, técnica direta sobre madeira em micromosaico com partilhas de vidro, cerâmica e duas teceras de partilha de vidro e a última experimentação representação de mosaico romano em micromosaico contemporâneo, obra “Fenix”,26 x 26,5 cm , 2018, técnica direta em micromosaico, pastilhas de vidro sobre compensado, ”, Obra “Releitura na expêrimentacão da obra de Caravagio” em mosaico contemporâneo, 60 x 41 cm; , Obra “Faixa” em mármore; Obra mosaico, Escudo Futebolistico, 2018 dimensões 56 x 41, mosaico contemporâneo, técnica indireta,; Obra, “Faisão”, 50 cm de diâmetro, suporte geométrico octagonal, mosaico estilo românico e misto partilha de vidro com cerâmica. Técnica invertida, Obra, Experimentação obra "Cesto", mosaico em mármore e cerâmica, dimensões 41 X 31 cm. Técnica invertida, Obra, Experimentação Galo, mosaico estilo romano, dimensões 41 x 35 cm. Técnica investida, Obra, “Faisão”, 50 cm de diâmetro, em suporte de madeira geométrico octagonal, mosaico estilo românico e misto, cerâmica, partilhas ou laminas de vidro e mármore. Técnica invertida.
OBRAS:
Obra
3: “Primavera”, 2017 dimensões 41x41cm, micromosaico, laminas de vidro, e uma pingo
de lamina de vidro e Our.
Obra
4: Fénix, 2018, dimensões 27x27, micromosaico/ mosaico contemporâneo.
Obra, Reitura em mosaico contemporâneo da e micromosaico da obra de
Caravagio, mosaico estética c, dimensões 60x40cm.Técnica investida.
Obra, Replica Cesto de
Paes, mosaico estética românico, dimensões 41X31 cm. Técnica invertida.
Obra, Replica Galo, mosaico estilo romano, dimensões 41x35cm. Técnica
investida.
Replica da faixa da capela, dimensões 53x42 cm, estilo misto Romano e cerâmica.Técnica Investida..
Obra, “Faisão”, 50 cm
de diâmetro, formato geométrico octogonal, mosaico estilo romano e misto
partilha de vidro com cerâmica. Técnica invertida.
Obra mosaico, Escudo futebolístico, 2018
dimensões 56x41cm, mosaico contemporâneo, técnica indireta.
Obra
Experimentação no mosaico contemporâneo, sem
título, dimensões 62×40 cm, 2019, laminas de vidro e espelho. Técnica direta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário