quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

HISTÓRIA DA ARTE I,REVENDO ARTISTA DA ANTIGUDADE NA CIVILIZAÇÃO HUMANA.

 
OS escribas, as escritas cuneiforme no alfabeto fenício, com os arabescos  e a arte árabe
 
Foto, das três civilização:mesopotâmica,Etrusca e Islâmica, instalação feita no seminário de  História da Arte, por Fernanda de Abreu. 

Mesopotâmia.

Política e Sociedade, foi uma civilização que existiu  à 3.000 a.C.Ela foi paralela ao egípcios com  características distintas e ao mesmo tempo semelhantes.A localização desse estado era entre os rio Eufrates e Tigre , daí o significado do nome Mesopotâmia.O povo era os sumérios , eles estavam organizados em sedimentos da antiga estrutura tribal, dividida em clãs e famílias. isso resultou em uma grande quantidade de chefes que formavam uma nobreza hierarquizada.O rei impunha a seu caráter divino de sua missão na Terra, mas não era caracterizado deus como na sociedade egípcia.
Cultura,os sumérios são responsáveis pela escrita mas antigas de que se tem conhecimento (3.000 a.C).Os textos mais importante dos mesopotâmios foram os ,O Poema da Criação e O Diluvio, ambos de origem religiosa, criaram a álgebra e um sistema de peso e medida, desenvolveram a astronomia (distinção dos planetas e das estrelas) e desenvolveram um calendário  lunar e solares, assim, previam os eclipses lunares e solares.Os doentes, eram tratados por sacerdote exocrista que após o ato os medicavam.Os palácios eram grandiosos, feitos de tijolos característica da religião mesopotâmia, ao  contrario das pirâmides que eram feitas de pedras.Essas construções eram chamadas de Zigurates ( torres de vários andares, em geral sete), no topo das mesmas haviam uma capela para obervação do céu ou biblioteca ou estebaria.  A mais famosa dessas zigurates é a Torre de Babel(90 metros de altura).
Os escultores representavam o corpo de formas rígidas , sem expressão de movimento detalhe anatômico em postura estética perante a grandiosidade dos deuses.Os pintores representavam caçadas e cenas do cotidiano dos reis em tons claros.
Filosofia e religião.
Esse povo era politeísta, acreditavam na vida após a morte, os deuses tinham formas humanas  e simbolizavam as forças da natureza e astros do céu (Anu, deus da Lua ;Ishtar, deusa do amor e da guerra;Sin, deus da lua), cada povo cultuava um deus.Eles ainda homenagiavam os deuses construindo grandes templos (zigurates)que serviam de arquivo biblioteca ou estebaria .Eles sepultavam os mortos em sepulcros, isso era feito para que os mortos não pertubassem os vivos.
A economia era baseada na perenidade dos rios tigres e Eufrates, pois era uma região muita alagada e fértil.Essa região era muito disputada,assim por isso os sumérios começaram a ocupar esse espaço e desenvolverem desse modo a agricultura a qual era a base econômica desses povos.
foto de escriba perante divindades como sinal de obediência, argila usada para se escrever e um escultura de um repesentante do povo, feito de argila imitando o original.

Etrucos.
A organização social e política desse teve início no século III a.C com a formação e vinda dos povo invasores da Lídia da Ásia menor. Eles se estabeleceram na região compreendida entre Roma, Florença e Itália, atualmente essa região é chamada Toscana, porém só se consolidou nos anos 7000 a.C,  séculos VI e XII, pela grande dificuldade desse povo se unir contra inimigos comuns. É curioso a aproximação da lenda da formação de Roma, pois reza a lenda que a sua cidade teria fundada em 753 a.C por desendentes de refugiado de Tróia. Daí se tratar de uma lenda etrusca, porém a língua e costume desse povo não se igualava a nenhum outro povo, ficando a dúvida da origem real etrusca ,assim, não se tem muitas inscrições sobre sob a formação deles, só as diversas obras pintadas nas paredes funerária.
Alguns destaques socais eram percebidos nas tumbas pois na época de 7000 a.C foram encontradas urnas de barro que começaram a adquirir gradualmente  formas humanas, como por exemplo a tampa converteu-se em cabeça do defunto e a no modelo do bojo da vasilha , por vez colocadas em pedestal para indicar a categoria social elevada. Eram encontrados junto dessa incipientes esculturas sinais de grande riqueza, peças de ouro decorados com motivos correntes aos dos gregos , misturado com objetos precioso  proveniente do Oriente próximo. Eles apreciavam ainda a pesca, banquetes e música, tudo isso observados nas tumbas funerárias.
Cultura os etruscos acreditavam na vida após a morte, pois acreditavam que a alma vivia nos túmulos, por isso etruscos pintavam as paredes dos túmulos com momentos agradáveis da vida.ainda, eles cultuavam a vida otimista que o povo tinha da vida. Também receberam  influência dos gregos e egípcios como os arcos e abolbodas, e as pinturas quase na lei frontalidade, só com mas distinção no corpo, pois tinham mais movimentos.
E também em contra partida eles influenciaram a arte romana com as construções das abolbodas e as dos arcos, assim, dessa forma os afrescos que eram uma forma de pintura feita nas paredes dos túmulos ,com a massa ainda fresca ficou conhecida.Sabemos que eles recorram ao alfabeto grego para formas o próprio, isso já no final do século VII a.C.  
Religião e filosofia.
Na religião etruscas os mortos eram cultuados por isso, se utilizavam muitos afrescos, pois a alma passava a viver nas tumbas, daí se dar o nome de arte tumular. A religião etrusca era dominada por uma tríade de deuses que eram: Juno, Júpter e Minerva, antecessores aos deuses do romanos. Os templos eram em forma quadrangular sem elegância e também parecidos aos dos saturnos gregos, mais próximo da arquitetura doméstica. Nesses santuários não haviam lugar para esculturas de pedras, póis a decoração em geral eram feitas de placas de terracota ,também nas arquetraves e telhado.
A filosofia deles consistia nos momentos agradáveis  de viver(banquetes, músicas e pesca), retratados nos afrescos pintados nas diversas tumbas no período pré - histórico desse povo. Os etruscos apreciavam a pesca e os banquetes com música, isso tudo foi pintado muito pelos antigos egípcios e era observado na arte desse povo também.
Economia.
Na economia etrusca, o comércio competia com o comércio grego e fenício nos séculos VII e VI a.C. Os mesmos trabalhavam com os metais (ferro e bronze) de bronze faziam retratos. Mas na verdade eles faziam as afeições de imagens funerárias bem impessoais, sendo apenas nos anos 300 a.C sobre a influência grega     que a semelhança individual começou a aparecer na escultura etrusca. Os metais eram moldados e fabricados na sociedade em diversos campos, porém as melhores peças eram retratos funerários toscos e mal acabados só as cabeças funerárias eram de bronze.
Isso confirma a extensa magnitude de fundição de acabamento, confirmando , assim a fama dos etruscos como artificies magistrados do metal. Eles exploravam as jazidas de dois metais, ferro e bronze, daí a riqueza dos etruscos. No século VI a.C  produziram vastas quantidades de estatuas de bronze espelhos e outros objetos semelhantes, tanto para a exportação como para consumo interno.
Foto de um afrescos  fenício, e etrusco, feitos imitando os originais para apresentação do seminário de História da Arte.

Islâmico.
Política e sociedade.
Essa sociedade surgiu no Oriente Médio,em uma penísula árida, banhada pelo oceano Índico e Mar Verrmelho, nos anos de 610 d.C como resultado das Gerras Santas empeendidas por Maomé e se expandiu para Ásia, áfrica e Europa, o povo islâmico  decendia dos árabes sauditas. A cidade mais importante é Mecca, e seu poder é unificado e difundido por Maomé(política e religião), ele criou o islamismo, cujo a característica é a religião em um único Deus e único profeta.
A cultura.
na cultura, islâmica o que vigora é o arabesco, espécie de decoração feitas nas mesquitas, ou seja ornamentações feitas em cerâmica, mosaico e landrilhos (madeira, terracota e pedra mármore). Os nos arabescos  são infinitamente repetidos , devido a proibição de se desenhar imagens  humanas e animais. Assim,desse modo foi criado os arabescos nas mesquitas. a escrita árabe também é usada para a decoração das mesquitas
Religião e filosofia.
Maomé difundiu o Islamismo e foi nas caravanas comerciais que ele ficou profundamente seduzido pelo carater monoteísta do Cristianismo, e Judaísmo. Ele passou a fazer meditações procurando a sua própria verdade religiosa. No monte Hera em 610 d.C aos 40 anos, começou a afirmar que recebia revelações de Deus. Maomé pregava a crença em um só Deus (Alá), pois os árabes eram pagão.
Era proibida as imagens nas mesquitas, locais de oração dos islâmicos.Há diferenças entre mesquitas e igrejas(igrejas existem imagens e nas mesquitas existem apenas arabescos- formas geométricas).Nesse contexto desenvolveu- se o mito da Pedra Nega.
A pedra Negra é o símbolo de unificação do povo islâmico que Alá tinha a intenção de unir as tribos árabes. Maomé, mandou destruir todas as imagens dos deuses, restando apenas a Pedra negra, ela está na cidade de Mecca, onde todos os anos milhares de fieis islâmicos se reúnem para orar.As mesquitas são locais de culto, pois é alí que os fiéis se encontram em oração, já que nas mesquitas não é lugar de se encontrar Alá, mas sim de oração.
Há ainda na religião o livro coral ou alcorão, espécie de bíblia dos mulçúmanos, assim a escrita é também um tipo arte na decoração das mesquitas.  E ainda no aspecto religioso,haviam obrigações de Guerra Santa, sustentada pela atração de conquistar o paraíso.
Economia.
Na economia, ao contrário das áreas desérticas, o litoral da pênísula arábica era fértil, pois oferecia condições para a pratica da agricultura. Ao sul Arabia Fértil, destacam-se entrepostos de produtos ddo Orientes(seda, jóias e especiárias)no final de cada ano o povo realiza suas compras em mecca ou na cidade de Yatreb, importante centro comercial no litoral árabe.Haviam assim, as grandes caravanas que era um comercio muito usado entre árabes.
Foto de um arabesco, imitando original feito para uma instalação de seminário de história da Arte.
 Referencias Bibliográficas: Arte Comentada, Carol Strickland; Toa a história , José Jobson de arruda e Nelson Peletti; História geral da arte, Janson,H.W, Host Woldmar e Breve história da Arte, Fritz Baungrd.

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