FOTO: Fernanda de Abreu, cartaz de papel 40 kilo feito pra seminário da matéria Português Instrumental, montagem do cartaz Marina Pantoja.
Dicas de Trabalhos cientifico: Relatório; introdução (Uma breve apresentação, da mesma atividade que será relatada- relevância importância, objetivo pesquisa), Normalizar(poster, letra 18 ou 20, espaço 2 ou 3, alinhamento centralizar, tamanho 1,2 x 0,90 );
Artigo para relatório de experiência- Apresentar um relatório de experiência, vivência, por exemplo: aplicação de uma técnica, a realização de uma atividade (primeiro apresentado depois bairro, oque foi difícil, em que determinado momento, se foi numa escola, comunidade, como se comportou os indivíduos), Power point, exposição, Impressões pessoais, conclusão, sugerir proposições, ânimos se houveram e bibliografia.
Esquema: Introdução (tema qual o objetivo, justificativa), Desenvolvimento (assunto destrinchado e comentado com citações), considerações finais, Referencias, anexos;
Artigo de Revisão teórica: Dividir um subtítulo,pesquisa bibliográfica;
Observações: citações, recuo, formatar de acordo com o sistema de citações norma ABNT.
ARTIGO COMUNICADO (SECULT) NO II ENCONTRO DE PESQUISA E PATRIMÔNIO CULTURAL - Educação Patrimônial, Sociodiversidaede Ensino e Pesquisa em 2017. Resumo: RELATO DE EXPERIENCIA- FUNDAÇÃO CURRO VELHO 1 Coordenação profrª. Márcia Carvalho (UFPA)
1. Trabalho, Relato de Experiencia- Fundação Curro Velho- FCP. foi apresentado à disciplina Portugês Instrumental. 2. Discentes no curso de Artes Visuais, turma 2013, como requisito parcial para obtenção de crédito na disciplina de Português Instrumental.
A fundação curro velho é uma instituição de direito público do governo do Pará, que tem como objetivo, promover ações voltadas a crianças e adolescentes, principalmente a aqueles de escola pública de educação básica (educação infantil, fundamental e médio), tendo como finalidade o desenvolvimento da capacidade de expressão e representação através do processo artístico-educacional. A fundação oferece oficinas que estão divididas em: Iniciação artística, que é voltada para a modelagem para crianças. A linguagem visual, que tem como principais oficinas a produção de embalagens de miriti, a escultura com materiais alternativos, a serigrafia, o desenho, a pintura e a colagem. O audiovisual, que oferece ações em fotografia, em animação e em linguagem cinematográfica. O infocentro que é voltado para a informática básica. A linguagem cênica, que oferece aulas de capoeira, teatro e dança. E, por fim, o núcleo de música, que oferta oficinas de percussão, teclado, bateria, violão, canto e cavaquinho. Estas ações são ofertadas na capital, no interior do estado e em comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas. Dessa maneira, o objetivo deste artigo de experiência é o de mostrar, para a comunidade acadêmica, a atuação deste órgão público, que se utiliza da produção artística como processo sócio-educativo, estimulando o jovem a despertar tanto sua sensibilidade latente, quanto, seu processo criativo, além de atentar para a postura pedagógica de disciplinar.
1. Introdução “O aprendizado se dá pela experiência, pela prática (...) então tudo se aprende pelo contrato com os laboratórios.”
Este artigo conta como foi à experiência vivenciada em duas visitações ao local das oficinas do Curro Velho (uma juntamente com a professora e outra somente com o grupo do artigo). Nesta visita, nos apresentaram diversos tipos de ações feitas na Fundação Curro Velho. As oficinas são feitas e pensadas para o melhor aproveitamento dos alunos oriundos de escolas públicas, sendo que estas são gratuitas para alunos do ensino público da educação básica, ou seja, ensino infantil, fundamental e médio. Nos cursos ofertados pela Fundação, a comunidade pode obter noções, experimentações, aprendizagem no meio artístico e artesanal oferecido pela Fundação Curro Velho.
2.O que é a Fundação Curro Velho? A fundação curro velho, criada em 1990, é uma instituição de direito público dogoverno do estado do Pará. Vinculada a secretaria especial de estado de promoção social, que tem a missão de promover ações voltadasa crianças e adolescentes, objetivando o desenvolvimento da capacidade de expressão e representação através de processo sócio-educativo, tendo como instrumentos a arte e o ofício na perspectiva de valores éticos e estéticos. Conforme Ednaldo Brito (2013), técnico em gestão cultural: “(...) A instituição procura especialmente crianças e adolescentes, que são matriculados na rede pública de ensino especial, sendo uma oportunidade para que eles tenham uma educação fundamentada nas artes e nos ofícios.” Seus espaços físicos, fundação curro velho e casa da linguagem, antigos prédios públicos restaurados, bem como suas ações, refletem uma atenção constante à valorização do indivíduo e deste em sociedade. Assim, aspecto da história, da cultura, do meio ambiente, da organização do trabalho e da geração de renda são eixos do desenvolvimento em ações educacionais, que, num momento constante de formação e informação, procuram ser coerentes com a realidade local, considerando os imensos contrates existentes na Amazônia. O curro velho atua no sentido, tanto de, despertar a sensibilidade latente, quanto de, estimular o potencial criativo, além de atentar para posturas didáticas, oportunizando com oficinas, prioritariamente para alunos da escola pública, ações complementares gratuitas para toda a comunidade. A organização visa à distribuição igualitária de materiais, a organização do trabalho e o justo acesso ao benefício público. A fundação, procura com isso, a valorização constante do indivíduo e do grupo, estimulando o ser que observa, que expressa e, acima de tudo, que exercita sua cidadania com plenitude de um olhar mais sensível. Sendo que a fundação em parceria com prefeituras municipais, entidades de classe, cooperativas, ONG’s e outras instituições, oferecem oficinas em comunidades tradicionais, indígenas e quilombolas. Portanto, o objetivo estratégico, é valorizar as diferenças humanas, culturais e regionais, procurando diminuir as diferenças sociais.
2.1-O que se espera das oficinas e, como elas interferem na vida dessas crianças? Conforme Ednaldo Brito (2013), técnico em gestão cultural: “Elas oferecem a crianças e adolescentes, um espaço de convívio com as linguagens artísticas, sendo no sentido de complementação com o sentido que elas têm na escola formal. A maioria das crianças são de escola pública, não que todas sejam carentes, mas o fato é que, nem todos podem pagar uma professor de fotografia, de violão, de canto e outros. Porém, como as escolas formais não oferecem essas oportunidades, o único lugar que as crianças encontram de forma gratuita é na fundação curro velho. Um bom exemplo seria: Um jovem que está na escola e tem interesse de aprender teatro (sic), mas o fato é, pouquíssimas escolas conseguem manter uma atividade dessa dentro da escola regular. Sendo que na fundação ele terá praticamente o ano todo esse curso, que vai desde a iniciação até a montagem de espetáculo.(...) A fundação não tem o papel de formar artistas, mas de dar acesso a linguagens, tais como: a linguagem da música, das Artes visuais, do teatro e da literatura, que é linguagem verbal.” 3. As Oficinas Nas oficinas profissionalizantes do curro velho, são ofertadas diversos cursos, como por exemplo: Aquarela, serigrafia, desenho, violão, teatro, circo, luteria, xilogravura, marcenaria, papel machê (feito com fibras de pupunha, cana-de-açúcar, cebola e alho) artesanato ( bolças de palha e de banner recicladas, tear, argila, bijuteria), animação, fotografia entre outros. As oficinas foram apresentadas pelo professor Bichara Lopez Gaby, de modo simples e conciso. Assim. Elas foram apresentadas desde a montagem das oficinas até a organização dos materiais para a realização delas. Experiência Na experiência que cada uma teve do grupo em contato com essa Fundação foi muito proveitosa, pois clareou e nos abriu para novos horizontes no sentido da nossa profissão. Durante a visitação, a fundação curro velho, nos mostrou como o curso de artes visuais e as oficinas ali ofertadas estão intimamente ligadas, sendo assim apontando claramente o que essa profissão pode nos ofertar. Portanto, são diversos os caminhos, várias vocações e muitos conhecimentos que podemos adquirir. Foi expressa uma interessante informação nessa ilustre visita, especialmente para os que cursam artes visuais, pois ao fazer qualquer uma dessas oficinas, o aluno aderido ao sistema docente na ministração de alguma oficina, se houver destaque pelo individuo. Além de tudo isso, uma das oficinas mais interessantes foi a de animação (feita com cenários, maquetes e bonecos de Mirití), foi nessa sala que encontramos os criadores e dubladores do programa infantil “Cata Lendas” do canal Cultura. Esses dubladores também são produtores de maquetes encenados em alguns curtas. As pessoas entrevistadas na sala de animação foram: David Matos (voz e produção do personagem Preguinho) e Aline Chaves (voz e produção da personagem Preguiça). Eles foram gentis e humildes ao aceitarem nossas perguntas e dúvidas sobre sua profissão. E assim, dessa forma foi feita nossa visita no local da oficina de animação do curro velho. 4. Considerações Finais Este artigo teve como objetivo mostra as iniciativas da Fundação Curro Velho sobre a comunidade estudantil e a população, através do ensino de artes e ofício para a promoção da cidadania, arte e cultura.Através do ensino artístico-educacional da Fundação Curro Velho objetiva o ensino de artes que vai desde a iniciação artística até a educação de arte e ofício para jovens e adultos, promovendo assim algum tipo de aprendizagem como fonte de renda para famílias carentes, assim como também a combate contra a marginalização dos menores através da arte. Além do ensino de artes, os instrutores buscam estimular a criatividade de seus alunos abrindo assim um meio de abrir a mente de seus alunos para as novas realidades e técnicas, valorizando assim sua produção artística.
REFERENCIAS: ABREU, Wladimir Ferreira de, O Lúdico Como Recurso Didático Na Educação da Criança; ARGAN, Giulo Carlos, Arte Moderna, São Paulo, companhia das letras, 1992; FUSARI E FERRAZ, Metodologia do Ensino da Arte, São Paulo: Cortez, 1999, 2ª. Edição;__________, Arte na educação escolar, São Paulo: Cortez, 2001; JUNIOR, Nelson. Artes Visuais e processos colaborativos na iniciação à docência e pesquisa. Pág. 27. MARTINS, Mirian Celeste: PICOSQUE, Gisa, Mediações culturais para professores andarilhos na cultura, 2ª Edição, São Paulo, 2012; MAGALHÃES, Roberto Carvalho de, Ogrande livro da artes, Rio de Janeiro, 2005, OSTROWER, Fayga, Criatividade e processo de criação, Petrópolis, Vozes, 1987; REIS, Eliana Vilela dos, Manual compacto de arte,1ª. Edição, 2010; STRICKLAND, Carol, Arte Comentada: da pré-história ao pós-moderno, Rio Janeiro; Ediouro 2004.
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