Uma da aprendizagem, em arte que me chamou a tenção foi nas aulas do querido professor e mestre Neder Roberto Charone, em que aprendi muito sobre o tema da didática e as Artes Visuais, ema a respectiva citada é o meio de expressar simbolo (sentimentos): linguagem, comunicação e expressão. Vamos aqui listar os conteúdos.
Oficina, Cores do Impressionismo 2014, Escola estadual, de ensino Fundamental Mário Barbosa, |
Conteúdo Geral da Didática:
-Definir o papel da escola no estudo e da personalidade do aluno;
-ex como eu quero formar o cidadão.
Conteúdo especifico da Didática:
- Resultado do saber;
- Resultado do conhecimento (habilidade,/competência);
Assim, o conteúdo geral e especifica inserida na escola- professor- sistema, faz inter relação de um todo da aprendizagem, se questiona então pra uma aprendizagem maêutica, em que se pergunta o que e conteúdo?
- Divulgação de saberes;
- Democratização do conhecimento;
- Lineares e que são conteúdo de formas lineares e não reciproca;
- Maneira estática e cristalizada;
- Distantes da realidade sócio- política do aluno;
- Procuras, de assim, o habito e habilidades com a atividade bem aplicada, cognocente (aprendizagem).
A didática por si é:
Prática educativa; Relação com o individuo em ensinar;
Se posicionar diante do outro;
Ato político (educação);
Pática Pedagógica;
-Como lecionar (computador, DVD, livro, música);
- Interdisciplinaridade, a traves de outras disciplinas , buscar métodos;
-Visitas extras sala de aulas;
-Estimular contatos de contexto do aluno;
Pática didática:
- vinculada a um poder político;
- como se exerce o magistério;- teórico,cientifico, (histórico cientifico, pedagógico).
Conceitos:
- Educação (escola, família, sociedade);
- Instituição (habilidade);
- Ensino (atitude);
Assim, havendo o adestramento, em que é uma modelagem especifica de agir, como por exemplo: escolas técnicas criadas no governo Vagas.
ESQUEMA: CONT, GERAL
EDUC, FAM, ESC, SOCIED____PAPEL,ESCO
. ALUNO
. .
PRÁTICA EDUCAÇÃO----- . .
PÁTICA PEDAGÓGICA--------ADESTRAMENTO. .
PÁTICA DIDÁTICA--------- . .
. .
. .
OBJ- CONTEÚDO- MÉTODO .
. .
. .
. .
. .
INSTITUIÇÃO: CONTEÚDO:
- poder politico; -especifico
- valor sociedade; resultado do saber
- formação cultural .
.
.
ESCOLA- PERIFERIA- SISTEMA.
TRI PÉ DA DIDÁTICA:
- Professor;
- Processo;
- aluno.
Método: forma pela qual se ministra uma aula, pode ter o auxilio das outras disciplinas, como por exemplo: a História, a Filosofia, Pedagogia, a Psicologia, em que se ajuda na Didática, pois a didática visa a instituição (escolas).
No Oriente:
-Religião não violência;
- Taoísmo, sistema moral;
- Hinduísmo, representação por castas e contemplação ( estado sociedade);
No Egito: importante arte de ensinar;
- Geometísmo;
Ebreus:
- Educação regida hierarquia;
- obediência fundamentada religiosa;
Gregos: Gramática, dialética, retórica, arte trigonometria;
- Sociedade estratificada
- Visão centrada no homem;
Atenas: Buscava a liberdade, homens livres;
- Paideía, desenvolvimento do homem como um todo;
Esparta:
- Culto ao corpo;
Pitágoras:
- Astronomia;
Isócrates:
- Educação das mulheres;
Platal:
- Arquitetura;
Sócrates:
-Maêutica;
Romanos Não valorizava o trabalho manual:
-Pedagógico, Humanista(política pólis); Magistério (escolas do gramático); Edução superior, Catão, Matemático, Geográfico, Sêneus/ Plurlarco;
Guildas:
- Sindicatos corporações, de ensino;
Anos 1000 d.C-Medieval;
-Ideologia religiosa Cristã (pedagogia das parábolas), prática pensamento como um corpo;
-São Paulo: escolas catequéticas; São Jerônimo / Stº Agostinho; influência das Cruzadas (ALQUIMIA);
- O corpo era morada do pecado; criação da primeira universidade ( Fundamento Liberal)
Sugestão de livros, Quatro Livros de Hamissés, no site consultados:http://portaldoslivros-books.blogspot.com.br/2010/07/livro-ramses-o-filho-da-luz.html;
Filme que fala da didática e como reforça a instituição na educação de transformação dos alunos no local extremamente carente, filme de 1980, Fama: http://www.iportuguesefilms.com/2015/fame-1980/
,