quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

DIDÁTICA E EDUCAÇÃO EM ARTES- RESUMO.

 Uma da aprendizagem, em arte que me chamou a tenção foi nas aulas do querido professor e mestre Neder Roberto Charone, em que aprendi muito sobre o tema da didática e as Artes Visuais, ema a  respectiva  citada é o meio de expressar simbolo (sentimentos): linguagem, comunicação e expressão. Vamos aqui listar os conteúdos.
Oficina, Cores do Impressionismo 2014, Escola estadual, de ensino Fundamental Mário Barbosa, 
Conteúdo Geral da Didática:
-Definir o papel da escola no estudo e da personalidade do aluno;
-ex como eu quero formar o cidadão.
Conteúdo especifico da Didática:
- Resultado do saber;
- Resultado do conhecimento  (habilidade,/competência);
Assim, o conteúdo geral e especifica inserida na escola- professor- sistema, faz inter relação de um todo da aprendizagem, se questiona então pra uma aprendizagem maêutica, em que se pergunta o que e conteúdo?
- Divulgação de saberes;
- Democratização do conhecimento;
- Lineares e que são conteúdo de formas lineares e não reciproca;
-  Maneira estática e cristalizada;
- Distantes da realidade sócio- política do aluno;
- Procuras, de assim, o habito e habilidades com a atividade bem aplicada, cognocente (aprendizagem).
 A didática por si é:
Prática educativa; Relação com o individuo em ensinar;
Se posicionar diante do outro;
Ato político (educação);
Pática Pedagógica;
-Como lecionar (computador, DVD, livro, música);
- Interdisciplinaridade, a traves de outras disciplinas , buscar métodos;
-Visitas extras sala de aulas;
-Estimular  contatos de contexto do aluno;
Pática didática:
- vinculada a um poder político;
- como se exerce o magistério;- teórico,cientifico, (histórico cientifico, pedagógico).
Conceitos:
- Educação (escola, família, sociedade);
- Instituição (habilidade);
- Ensino (atitude);
Assim, havendo o adestramento, em que é uma modelagem especifica de agir, como por exemplo: escolas técnicas criadas no governo Vagas.

ESQUEMA:                                                                                                                    CONT, GERAL
                                                                                   EDUC, FAM, ESC, SOCIED____PAPEL,ESCO
                                                                                    .                                                      ALUNO
                                                                                    .                                                      .
PRÁTICA EDUCAÇÃO-----                                     .                                                      .
PÁTICA PEDAGÓGICA--------ADESTRAMENTO.                                                     .
PÁTICA DIDÁTICA---------                                      .                                                     .
                                                                                     .                                                     .
                                                                                     .                                                     .
                                                                  OBJ- CONTEÚDO- MÉTODO                      .
                                                                                      .                                                    .
                                                                                      .                                                    .
                                                                                      .                                                    .
                                                                                      .                                                    .
                                                                                INSTITUIÇÃO:                         CONTEÚDO:
                                                                                - poder politico;                        -especifico
                                                                                - valor sociedade;                     resultado do saber
                                                                                 - formação cultural                           .
                                                                                                                                             .
                                                                                                                                             .
                                                                                                                     ESCOLA- PERIFERIA-                                                                                                                          SISTEMA.

TRI PÉ DA DIDÁTICA:

  1. Professor;
  2. Processo;
  3. aluno.
OBS: Condições ( redenção, transformação, renovação);
Método: forma pela qual se ministra uma aula, pode ter o auxilio das outras disciplinas, como por exemplo: a História, a Filosofia, Pedagogia, a Psicologia, em que se ajuda na Didática, pois a didática visa a instituição (escolas).

No Oriente:
-Religião não violência;
- Taoísmo, sistema moral;
- Hinduísmo, representação por castas e contemplação ( estado sociedade);
No Egito: importante arte de ensinar;
- Geometísmo;
Ebreus:
- Educação regida hierarquia;
- obediência fundamentada religiosa;
Gregos: Gramática, dialética, retórica, arte trigonometria;
- Sociedade estratificada
- Visão centrada no homem;
Atenas: Buscava a liberdade, homens livres;
- Paideía, desenvolvimento do homem como um todo;
 Esparta:
- Culto ao corpo;
Pitágoras:
- Astronomia;
Isócrates:
- Educação das mulheres;
Platal:
- Arquitetura;
Sócrates:
-Maêutica;
Romanos Não valorizava o trabalho manual:
-Pedagógico, Humanista(política pólis); Magistério (escolas do gramático); Edução superior, Catão, Matemático, Geográfico, Sêneus/ Plurlarco;
Guildas:
- Sindicatos corporações, de ensino;

Anos 1000 d.C-Medieval;
-Ideologia religiosa Cristã  (pedagogia das parábolas), prática pensamento como um corpo;
-São Paulo: escolas catequéticas;  São Jerônimo / Stº Agostinho; influência das Cruzadas (ALQUIMIA);
- O corpo era morada do pecado; criação da primeira universidade ( Fundamento Liberal)


Sugestão de livros, Quatro Livros de Hamissés, no site consultados:http://portaldoslivros-books.blogspot.com.br/2010/07/livro-ramses-o-filho-da-luz.html;
Filme que fala da didática e como reforça a instituição na educação de transformação dos alunos no local extremamente carente, filme de 1980, Fama: http://www.iportuguesefilms.com/2015/fame-1980/

,