segunda-feira, 19 de junho de 2017

CERÂMICA UMA AÇÃO DE MODELAGEM, PINTURA E QUEIMA DE PEÇAS- EXPOSIÇÃO COLETIVA RESISTÊNCIA FEMININO, 2018.

FOTO, arquivo pessoal: Vazo feito com técnica de encordeamentos.

FOTO, arquivo pessoal: foto do vaso visto de cima.

FOTO, arquivo pessoal: Detalhe de umapeca imitando uriço de castanha do Brasil- PA.

FOTO, arquivo pessoal: Uma peça de repesentação de folha de taja, na argila

FOTO, arquivo pessoal: peça sendo confeccionada de uma imagem.

FOTO, arquivo pessoal; primeiros passos do vaso feito em cordeamentos.

FOTO, arquivo pessoal: O vaso ja pintado com traços de argila branca.

       

                      
FOTOS, arquivo pessoal: São Tomé sendo moldado e pronto.
A disciplina de laboratório de experimentação de cerâmica teve seu auge na ação de se mobilizar os estudantes da UFPA para se trazer um forno para o laboratório ,e assim assar as peças moldadas pelos alunos da disciplina alguns exemplos da ação e do forno no laboratório na experimentação que custou 40 anos para acontecer  no processo de assar as peças de argila no ateliê de Artes da UFPA.
FOTO, arquivo pessoal: Peças assadas no ateliê de artes da UFPA.
FOTO, arquivo pessoal: Segunda queima de peças no ateliê de artes.
FOTO, arquivo pessoal: Detalhe das peças.
FOTO, arquivo pessoal: Uriço folha do Tajá  represendada nas peças já assadas e transformadas em cerâmica . 
FOTO, arquivo pessoal: Detalhe da peça Tajá Branco.
FOTO arquivo pessoal: Cerâmica vista de cima , peça Ouriço de Castanha.
FOTO, arquivo pessoal: Peça cerâmica ouriço de Castanha.

FOTO, arquivo pessoal: Detalhe do vaso Tomé na ação de ideias para a modelagem coleção São Tome duas peças.

A obra vaso tomé finalizada em cerâmica, depois de pintada e assada no forno. Com muita dedicação e paciência no processo todo pois a ação de requisito de tempo,  feito em   quatro a seis meses no processo todo.
O processo ainda continua na ação de pesquisa na cerâmica aqui no Pará com os pólos de cerâmicas e a ação de pesquisa em grupo. Assim, houve  a Exposição Resistência Feminino- Cunhatã em 2018, com cerâmicas curadas pela artista Fernanda de Abreu, com peças somente de mulheres que moldaram, no instagram .O folder de divulgação da Exposição no Evento MOCCA, 2018.


BASTIDORES DO PROJETO- NARRATIVAS E MAGIA DO BARRO NA ARTE/ EDUCAÇÃO E VÍDEO. 






































RESTAURAÇÃO EM GESSO NA IMAGEM DA IGREJA


Uma prática aprendida em Artes Visuais na disciplina de laboratório de experimental da  modelagem  em argila com técnicas aprofundadas do gesso, deu a possibilidade de experimentarmos pela primeira vez as técnicas da modelagem na argila com técnicas, oriundas do gesso, da modelagem em papel  de jornal e goma de tapioca e da ação de processo criativo na ideia de busca do objeto a ser modelado a minha modelagem foi voltada para a mascara de um mito famoso na região da amazônia que se desdobra  na mascara da Matinta, e que possibilitou usar essa técnica para moldar um um molde em gesso para a confecção do objeto.assim, tendo suporte e experiencia para ação em outros objetos  para a restauração em gesso de objetos e imagens da igreja, como exemplo,  de alguns trabalho de restauro nesse campo, temos o restauro primeiramente o restauro do braço da imagem do Cristo cruxifícado para um leigo da igreja, em segundo o restauro da imagem de santo Afonso, da minha sogra que em particular não sou muito boa em desenho de mão, assim dei um jeitinho paraense na mão, na panada do santo e no cajado pintando e restaurando em gesso. Por ultimo um que me chamou a atenção pelo tamanho a do Cristo de 1,88 m do salão pastoral da Igreja São Benedito, da imagem do sagrado coração de Jesus, levando 3 semanas de pensamento para se fazer o restauro das panadas da imagem e das cores com um pouco de improviso nas cores do cabelo e da barba tinta e na roupa expry branco finalizando com uma tinta dourada de serigrafia nos detalhes.Ufa foi bem exaustivo pelo fato de ser  a imagem grandíssima.


FOTO, arquivo pessoal: Restauro da panada da imagem do santo Afonso, Doutor da igreja.



FOTO, arquivo pessoal: Detalhe da mão do santo de frente.

FOTO, Arquivo pessoal: Restauro mão Santo Afonso.
FOTO, arquivo pessoal: crucifixo do leigo restaurado com o gesso.

FOTO, arquivo pessoal: Detalhe do restauro do antebraço

FOTO, Arquivo pessoal: Detalhe corôa de espinho

FOTO, arquivo pessoal: Coroa de espinho e ante- braço restauro
FOTO, arquivo pessoal: Detalhe da panada doa imagem restaurada, arame e gesso.
FOTO, arquivo pessoal: Ajudante mirim na ação restauradora, da imagem do Sagrado coração de Jesus.
FOTO, arquivo pessoal: A outra parte de restauro da panada na semana depois por falta de material do gesso que levou em média 1/2 saca e mais um pouco de gesso.



Assim, falta somente as obras acabadas  e restauradas, que irei postar nas próxima postagens...