Venha e participe traga os seus...
Graduada em licenciatura no curso de Artes Visuais pela UFPA, autora, mosaicista e técnica em comunicação. Gosto pela leitura, literatura, poético, arte e tudo ligado as artes visuais. . "Na vida nada se perde, tudo se transforma". ( Isac Newton)
segunda-feira, 28 de maio de 2018
IX MOSTRA DO PRÊMIO DIÁRIO DE FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA- AÇÃO EDUCATIVA
Venha e participe traga os seus...
FAZENDO NOSSO PRÓPRIO CAPELO, CANUDO, BABADOR PARA FORMATURA- UMA BOA DICA.
Dispositivo pessoal: |
Figura 1: Canudo para diploma, Capelo, nos tons Azul para formatura em bacharelado em Artes Visuais e babador em renda. |
Dispositivo pessoal: |
Figura, 3: Canudo, capelo, babador, acessórios de colação, para formatura em bacharelado em Artes Visuais. |
Dispositivo pessoal: |
Figura, 4 : Capelo e canudo, nos tons lilas, para colação de grau de licenciatura plena em Artes Visuais |
TEXTO ORATÓRIA TURMA DE ARTES VISUAIS 2013:
BELÉM, 2018 DE ABRIL DE 2018.Boa noite a todos!!!É com muita satisfação em que realizo a responsabilidade de representar como oradora da turma de artes visuais do 4° período de 2017.Aos nossos companheiros, professores, organizadores colaboradores dos mais variados setores, também artistas com presentes com o curso de bacharelado, arteducadores e ou proponetes / pesquisadores dos ambos lados, ao qual peço a para faze uma breve explanação e viajar na História da Arte e assim, deixar para a história os feitos de nossa vida os feitos da profissão escolhida.Desde os primórdios na pré história com as descobertas das pinturas nas cavernas, configurou- se o aparecimento e os registros humanos de setem visto nos livros de história. Legado deixado por nossos ancestrais. E é hoje, contemporaneamente em que a arte é expressa em livros, mídias e museus que se configurou atualmente a pintura.Assim, também as artes expressa em diversos locais distribuídos pelo mundo e em diversos polos como: Europa- cavernas em Altamira na Espanha com essa artes rupestres; na Itália, especialmente em florença as artes remota ao Renascimento no século XV e XVI, lembrando na pintura o fascinante e único Leonardo D 'Vinci, que deixou -nos o legado das pinturas de "Mona Lisa" em perspectivas, localizada no museu do Louvre em Paris.E aqui mesmo no Brasil, na pintura encontra -se riquíssima manifestação artística com feitos na exposição de Anita Malfaltti, Tarsila do Amaral e o grande poeta com a literatura, Manoel Bandeira em que exalta a nossa Amazônia nas seguintes visões do poema de 1970,"[...], Terra da castanha, terra da borracha, terra de biriba, bacuri, e sapoti, terra da fala cheia de nome indígena, não sabe se é de fruta, pé de pau ou ave de plumagem bonita...[...]" . Lembremos na pintura nosso querido professor/ pesquisador, saudoso paraense, Theodoro Braga, com a obra " A fundação de Belém, 1909" e entre outros naque deixaram pensamentos e ideias inovadoras, os quais ficaram para a História da Arte.Dessa forma Arte e Ciência fazem parte estreitamente da história da humanidade, com a máxima, Ler, exprimir, contextualizar e fruir apontadas no BNCC/ Arte e na proposta de Barbosa (2008) e, com issoproporcionar compreensão, inquietação e curiosidade no pensamento em parceria co a interdisciplinariedade da Filosofia e Crítica de Arte sobre a arte.E não esquecer de lembrar, Platão, pois o mesmo apontava para a importânciaa educação na formação do indivíduo a 2, 5 mil, anos, o filosofo tinha percebido que q educação era o caminho para civilizar o homem e moldar seu espírito, assim, iniciando o indivíduo ao aprendizado com as práticas da ginastica, Ciência exatas, Artes e até chegar em treinamentos militar. Hoje, nós questionamos para que a Artes ?Para Fische ( 1959), a necessidade da arte é para "[...], colocar o homem em estado de equilíbrio com o mundo que o rodei , eis uma ideia que contém o relacionamento parcial da natureza e da arte da sua necessidade". A inda ressalta, o pesquisador que o indivíduo, "[...], quer relacionar -se com algo mais que o "Eu", alguma coisa exterior a si mesmo, mas que lhe é essencial. O homem, deseja ardentemente absorver o mundo que o rodeia, toma- lo seu, anseia por prolongar graça a ciência e a tecnologia o seu "Eu" curioso e faminto de mundo até as mais remotas constelações e aos mais profundos segredos do átomo; anseia por unir na arte o "Eu" limitado a uma existência comunitária e por tomar social a sua individualidade.Assim, é que também, relato a arte prática do profissional do curso de Artes Visuais, e princialmente aos colegas colegas bachares e licenciados dessa área, argu
REFERÊNCIAS
FISCHER, Ernest. A Necessidade da Arte/ Editora Circulo do Livro. Rio de Janeiro, 1959.REVISTA. Dossiê Super: os trintas livros mais importantes da história. Editora Abril. – São Paulo, 2015.
PLATAFORMA PARÂMETROS BNCC. BNCC/ Artes. p.105,2017.Acessado: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/.
BARBOSA, Ana Mae. Arte/ educação:leitura de sub Solos. Ana Mae Tavares Barbosa. (org.)- 8ed.- São Paulo: Cortez, 2011.
__________. Arte/educação Contemporânea consonâncias internacionais / Ana Mae Barbosa (org.) - 3 ed.-São Paulo, 2010.
VÍDEOS E FOTOS DE ARQUIVO PESSOAL DA FORMADA:FOTOS: